quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O caráter prescritivo da linguagem e a gramática tradicional tem uma relação no que se refere a tentativa de estabelecer normas gramaticais, determinando o que é apropriado no uso da língua. Teoria que propõe falar e escrever conforme as orientações da gramática normativa. Mas, a língua oferece a seus usuários diferentes formas de realização, isto é, "jeito" de falar e escrever, privilegiando a forma de expressão dos falantes, pois naturalmente através do ato da comunicação, amplia-se o seu conhecimento da língua.

No entanto, a linguística histórica, com sua visão descritiva, estabelece um contraponto ao caráter prescritivo da gramática tradicional, com os progressos dos seus estudos, mostrando as transformações da linguagem, tendo sua origem na fala popular, que muitas vezes o "errado" de uma época passa a ser correta da época seguinte. Esta nova metodologia para o ensino da língua, verifica que as formas consideradas "erradas" se repetem mesmo na fala de pessoas cultas. Este conceito linguístico, dá a liberdade do indivíduo empregar corretamente as formas ideais da língua, seja na forma falada, seja na escrita.

A proposta de Oswaldo de Andrade, em seu texto, "Pronominais", enfatiza as diferenças que existem entre o caráter prescritivo e caráter descritivo da linguagem. Ao caráter prescritivo existe um ordenamento lógico com as regras gramaticais de uma língua, enquanto o caráter descritivo permite usar a linguagem popular. Nos versos "dê-me um cigarro" "me dá um cigarro", Oswaldo de Andrade demonstra em cada um dos caráters prescritivo e descritivo da linguagem a capacidade de variantes termos a que se refere a fala específica de um indivíduo.

Por:
Ednelma Sobrinho dos Santos

5 comentários:

  1. 3ª QUESTÃO TEXTO “PRONOMINAIS”

    Percebe-se que, os dois termos se relacionam pelo fato da Gramática Tradicional ter um ponto de vista prescritivo e normativo com relação à língua, ou seja, ditam as regras, o modelo padrão que devem ser seguido, coloca a língua escrita como modelo para serem faladas, não aceita as demais variações da língua, por considerar, somente uma maneira correta de falar e escrever a Língua Portuguesa.
    Em virtude dessa visão excludente da Gramática Tradicional, é que surge a Linguística Histórica com uma abordagem descritiva, que de contraponto vai descrever a língua como ela é usada por seus falantes, valorizando cada variedade e as transformações em que as línguas estão propensas ao longo do tempo.
    Em vista desses argumentos, Oswald de Andrade em seu texto “Pronominais” aborda os dois ângulos da gramática, quando usa a colocação pronominal no primeiro verso, ele segue as regras prescritivas da Gramática Tradicional, já no último verso faz o oposto, infere numa regra da gramática prescritiva, ele valoriza a linguagem do dia-a-dia, que todo mundo fala. Assim, mostra as diferenças existentes entre uma linguagem formal e coloquial, ou seja, crítica a linguagem formal, pois o falante não precisa dominar as regras da gramática para ser entendido na sua comunicação.
    Portanto, as regras gramaticais da Gramática Tradicional não acompanham e nem valorizam, os diferentes uso da língua, e assim difundem falsos conceitos sobre a natureza da linguagem.



    Aluna: Rosimeire Moura dos Santos

    ResponderExcluir
  2. 3ªResposta da Questão
    Mediante aos estudos realizados, percebe-se que o caráter prescritivo da linguagem e a gramática tradicional não reconhecem a diferença entre a língua falada e a língua escrita, considera a expressão escrita como modelo, ou seja, busca ditar as regras gramaticais como a única forma correta da língua, desvalorizando as outras formas.
    A linguística histórica se opõe a gramática normativa, pois, considera as mudanças linguísticas que ocorrem ao longo do tempo. Assim, descreve a língua identificando todas as formas de expressões existentes e verificando quando e por quem são produzidas. Analisando o texto “Pronominais” de Osvaldo de Andrade percebe-se que a idéia do autor é abordar sobre a gramática prescritiva e a gramática descritiva. O autor usa no primeiro verso uma linguagem formal e no último verso uma linguagem coloquial para mostrar que ambas devem ser valorizadas, pois, possuem recursos necessários que corresponde plenamente ao que é esperado quanto à sua adequação.
    Diante disso, nota-se que o modelo de língua no qual a gramática tradicional se inspira, estancou-se no tempo, não acompanhando a evolução da linguagem. Portanto, faz-se necessário uma gramática mais condizente com a realidade que corresponda às bases, dados e avanços das ciências da linguagem.


    Aluna: Vera Lucia Silva de Jesus

    ResponderExcluir
  3. 3 questão
    Fazendo uma análise comparativa observamos a relação existente entre a linguagem prescritiva e a gramática tradicional,ambas tem o objetivo de estabelecer regras,determinando as noções de "certo" e "errado" de uma língua.
    Diferenciando-se da linguística histórica descritiva,que estuda as transformações que ocorre dentro de uma língua,tendo como base o conhecimento empírico de cada indivíduo,sendo esta linguagem um processo natural onde o falente domina através do seu convívio e intereção com o seu meio.
    No texto de Osvaldo de Andrade "pronominais" percebemos que ele faz uso dessas duas linguagens .Nos versos "Dê-me um cigarro"a prescritiva. "Me da um cigarro" a descritiva a linguagem popular, a falada de todos dias ,deixando claro que a gramática prescritiva e tradicional so funcionana na escrita pois na oralidade prevalece a descritiva.
    Aluna Adenice dos santos silva

    ResponderExcluir
  4. A gramática tradicional fundamenta sua análise na escrita é uma gramática fechada qua não se abre para as trasformações da lingua falada.Cheio de regras voltadas para uma cultura letrada da tradição escolar que tem uma ideia de autoridade que origina-se da escrita parecendo que a verdadeira lingua é a escrita sendo a fala uma espécie de subproduto dela,de menor importâcia e sem nenhum prostígio.
    Nisso ela se parece com a linguagem prescritiva que tem a função de ditor,impor o que lhe parece correto.Analisando o texto "pronominais" de Oswald de Andrade as mesma evidência duas linguagens:A descritiva ea prescritiva,focalizando que a linguagen descritiva é a mais usada entre os falantes no seu dia-a-dia.
    muito antes da linguistica ser considerada ciência,os linguistas através de seus estudos perceberam que a linguagem descritiva iria ter uma grande influência sobre o ponto de vista da gramática tradicional
    Márcia Oliveira Da Silva

    ResponderExcluir
  5. 4. Considerando a diferença entre uma abordagem prescritiva e uma abordagem descritiva da linguagem, discutida na Unidade 2, relacione as colunas.
    (1) Gramática
    (2) Linguística

    ( ) Assume, desde a sua origem, um caráter prescritivo, normativo em relação à língua.
    ( ) Abordagem descritiva da língua.
    ( ) Descreve o seu objeto como ele é, não especula nem faz afirmações sobre como a língua deveria ser.
    ( )As variedades não padrão do português caracterizam-se por um conjunto de regras gramaticais que simplesmente diferem daquelas do português padrão.

    ( ) Livre de preconceitos sociais ou culturais associados a uma visão leiga da linguagem.
    ( ) A norma da correção é prescrita por uma fonte de autoridade, as demais variedades são consideradas inferiores ou incorretas.
    ( ) É empírica.

    ResponderExcluir