sexta-feira, 1 de outubro de 2010

QUESTÃO DA 1ª SEMANA - 30/09 a 06/10

Aprofundando sobre os Conceitos da Linguística Contemporânea

1ª Questão

Sobre desempenho e competência (Chomsky)

Escolha uma entre as duas questões seguintes e elabore um pequeno texto (mínimo 5, máximo 10 linhas) como resposta. Para fundamentá-la, basei-se no material de PETTER, utilizado na disciplina anterior. Busque também outros materiais, mas não esqueça de referenciar as citações, caso utilize-as.

“O conhecimento linguístico resulta de interação de estruturas mentais inatas, de processos de maturação, e de relação com o desempenho.” (Chomsky)

“Um órgão físico, digamos o coração, pode variar de uma pessoa para outra em tamanho ou força, mas sua estrutura básica e sua função dentro da fisiologia humana são comuns à espécie. Analogmente, dois indivíduos na mesma comunidade de fala podem adquirir gramáticas que difiram de algum modo em escala e sutileza.” (Chomsky)

9 comentários:

  1. De acordo com a 2a questão, é possível sim, dentro de uma comunidade haver indivíduos com gramáticas bem variadas, tornando pessoal em cada sujeito seu desenvolvimento mental para cada espécie de estudo, alguns com bom desempenho na parte literária, enquanto outros na área gramatical, a cada um caberá desenvolver em seu pensamento o que terá mais aptidão ou que esteja influenciado em seu meio social, destacando-se dos outros.
    Aluno: Jiomarques Moreira Barbosa.

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  2. TRABALHO (CHOMSKY)



    Segundo Chomsky, a criança já nasce com a capacidade inata de aquisição da linguagem e sua maturação é o resultado da aquisição da língua materna. Portanto, a competência do falante está na capacidade que ele tem de expressar tudo aquilo que foi absorvido durante a infância e através do seu amadurecimento linguístico gerar, criar frases e reconhecer a estrutura de todas as frases de sua língua. Desta forma, o desempenho do falante se comporta linguísticamente pelo contexto onde o falante está inserido.

    Rosimeire Moura dos Santos



    Referências:
    PETTER, Margarida (2002) Linguagem, Língua, Linguística. In. J.L. Forin (org), Introdução a linguistica. Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto

    WWW. Malhatlantica. PT/ ecae- cm/ Genética. htm
    .

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  3. Segundo Chomsky uma criança nasce com a capacidade de falar e não existe uma língua pré-determinada, ela falará o idioma do meio que estiver inserida. Assim a criança através de algumas experiências vai se aperfeiçoando, eliminando defeitos e termos não cabíveis na gramática. As crianças possuem suas próprias regras de fala, mas com o convívio com os adultos vão moldando sua fala as regras deles, tendo a capacidade de produzir e compreender a estrutura de todas as frases da língua.



    Vera Lucia Silva de Jesus


    Referências:
    Chomsky, os estruturalistas e a funções da lingüística moderna;
    PETTER, Margarida (2002).Linguagem, língua,lingüística.In.J.L.Fiorin(org),I Introdução à linguística.Objetos teóricos.São Paulo: Contexto.

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  5. "O conhecimento linguístico resulta de interação de estruturas mentais inatas, de processos de maturações e de relação com o desempenho"

    Chamsky

    O surgimento da citação acima percebe-se que a linguística é uma complexidade de fenômeno sociologico, que abranje uma estrutura da lingua com a capacidade que se varia na convivência social, que a variação linguística manifesta-se em todas as neves de funcionamento da linguagem.
    Que não há heirarquia entre os uso variados da língua assim como não há uso linguisticamente melhor que outro, em uma mesma comunidade.Analisando os estudos feitos deve se respeitar que não há uma única maneira de se usar uma língua.Portanto é papel dos linguístas descreve tais competencia ao desempenho.


    Débora Cunha Souza

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  6. "A resposta da 2° questão".
    Após a leitura do texto "Linguagem, língua e linguística" da autora Margarida Petter e a sitação de Chamsky que segue abaixo, podemos observar mais uma vez a questão da diversidade linguítica, exposta também por Marcos Magno em "Preconceito Linguístico, o que é, como se faz".(2001)e "A Língua de Eulália"(2005).Compreendemos assim, que a linguística é uma ciência que estuda as formas de comunicação, a linguagem e a língua falada como culturas diversificada que, variam de acordo com a região, com os costumes, modos de viver e situação social de um povo.

    Evaneide Carneiro de Oliveira

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  7. "O conhecimento linguístico resulta de interação de estruturas mentais inatas de processos de maturações e de relação com o desempenho".

    Chamsky

    Usando como fundamento a citação acima percebe-se que a linguagem é uma competência que nasce com a pessoa e com o tempo, experiencias, observações e relações entre determinados indivíduos ela começa a se desenvolver, sendo transmitida de geração para geração, ou seja, de um indivíduo para o outro.Portanto a fala é uma característica exclusiva dos humanos.
    É a partir dessas observações da fala que surge o gerativismo onde a língua gerada na mente dos indivíduos vai se estruturar em elementos finitos.Chamsky vai limitar a linguagem produzindo sentenças e regras para a aplicação da mesma.

    Eurides de Oliveira Souza

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  8. Trabalho (Chomsky)

    “o conhecimento lingüístico resulta de interação de estruturas mentais inatas, de processos de maturação, e de relação com o desempenho.” (Chomsky)

    Chomsky defende a tese de que a linguagem é uma capacidade inata e especifica do ser humano, pois já nasce com ele. Que desenvolve e aperfeiçoa através de sua interação social e estrutura mental. As regras nascem com as crianças é só esperar crescer que ela irá desenvolver.
    Sua maturação lingüística cria tipos diferentes de frase que nunca ouviram antes, e é por isso mesmo que não podem está imitando. O indivíduo já possui uma gramática universal, pois ele consegue construir um número infinito de frases com um número finito de palavras.

    Cleideane Cunha Moreira


    Referências:
    PETTER, Margarida (2002) Linguagem, Língua, Linguística. In. J.L. Forin (org), Introdução a linguistica. Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto

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  9. Trabalho (Chomsky)

    “o conhecimento lingüístico resulta de interação de estruturas mentais inatas, de processos de maturação, e de relação com o desempenho.” (Chomsky)

    Segundo Chomsky a criança adquire a linguagem através da genética, ou seja, ela já nasce com a capacidade inata de obtenção da linguagem. Ao nascer à criança não pode saber que linguagem vai aprender, mas trás consigo uma gramática universal própria, que vai sendo desenvolvida através do contato com a língua materna e do convívio com outras pessoas podendo assim desenvolver o seu conhecimento congênito.
    Contudo, a competência que o individuo tem em adquirir a gramática nativa, esta relacionado com o contexto que cada falante possui.

    Marileide Oliveira Silva


    Referências:
    PETTER, Margarida (2002) Linguagem, Língua, Linguística. In. J.L. Forin (org), Introdução a linguistica. Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto

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