quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resposta da questão 02

Ao analisarmos basicamente a diferença básica entre fonética e fonologia descobrimos que, a fonologia é a ciência que estuda os sons da língua ponto de vista de sua função no sistema de comunicação lingüística, ela também estuda de uma forma simples e clara os elementos fônicos que diferenciam numa mesma língua duas mensagens de sentido diferente.
Já a fonética descritiva nos dá os efeitos acústicos elementares que a nossa audição apreende como unidade sônica ou sons da fala produzida pela articulação dos órgãos fonadores, ela olha pelo som individual das palavras cada som chamado de fone.
O foco da discursão promovida no texto dois trata-se de uma fonética, pois podemos observar o vicio de linguagem da forma não padrão que infelizmente algumas pessoas pronunciam e são tidas como burras e não são aceitas na nossa sociedade, mas isso ocorre devido a região geográfica que essa pessoa, ou melhor, este falante convive. Se morar no Sul não pode falar como uma pessoa do Norte e vice-versa.




FACE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS
Aluna: Leopoldina de Souza Moura Neta Moreira
Curso: Letras

2 comentários:

  1. fonologia e a ciência que estuda os sons da lingua do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguistica ,este se diferencia da fonética que estuda os elementos fônicos independente de sua função na comunicação.analisando o texto vicio na fala de osvaldo de andrade que e um texto fonologico pois o mesmo utiliza um sistema de linguagem fonica tendo como foco a forma coma são falada e escrita as palavras tendo o mesmo sentido, com escrita diferente partindo do foco este retrata uma linguagem de diferenças sociais ou geograficas.
    marcia oliveira da silva

    ResponderExcluir
  2. a fonologia estuda os sons da lingua em uma comunicação linguistica destiguindo os elemtos fônicos das palavras ,ja a fonética estuda as unidades minimas dos fonemas em numero limitado.ao observarmos o texto dois percebemos que o poema vicio na fala de osvaldo de andrade tem como objetivo analisa a diferença entre fala e escrita evidenciando a fonologia ,pois as palavras apesar de si diferenciarem em sua escrita tem o mesmo sentido sendo estas diferenças sociais ou regionais.
    adenice dos santos silva

    ResponderExcluir