sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Resposta da terceira questão

Petter menciona em seu texto a questão da linguagem prescritiva e descritiva, mostrando as diferenças que existe entre as duas e também fala sobre a ligação que existe entre a linguagem prescritiva e a tradicional onde ainda defende a idéia de que só há uma forma de linguagem, sendo que não admite a variação de uma expressão ou outra para determinar situações, sendo elas formais ou informais.
Mediante o texto podemos ver que a linguagem histórica nos apresenta uma visão descritiva, quando sua função é descrever a língua, mesmo assim tem um caráter prescritivo da gramática tradicional, dando-nos como exemplo, o sânscrito que se preocupa com a pronúncia correta das palavras, mas não deixa de defender a forma culta dos falares popular, dos ditos populares das pessoas.
Oswald de Andrade em seu texto “Pronominais” nos mostra de maneira muito sábia a linguagem prescritiva e a descritiva e trás esta citação: “Dê-me um cigarro, diz a gramática do professor e do aluno”, ele quer nos mostrar as normas padrão e aí está voltado para a linguagem prescritiva, mas também nos mostra a forma coloquial do mesmo termo, usado por boa parte da população, que transmite uma mesma mensagem, que muitas vezes, pessoas com um grau de instrução bem mais elevado também falam. A linguagem descritiva acontece quando ele no texto diz: “Mas o bom negro e bom branco dizem todos os dias deixa disso camarada me da um cigarro”. (Oswald de Andrade).

Elizilda Ferreira Mendes.

2 comentários:

  1. RESPOSTA DA TERCEIRA SEMANA.


    Considerando o “caráter prescritivo da linguagem”, é comum referir-se a ele como maneira coerente de organizar as frases além de oferecer modelo para toda e qualquer jeito de expressão lingüística. “A gramática tradicional” desde sua iniciação assumiu a forma prescritiva normativa em analogia a linguagem, uma esta ligada a outra de forma que a uma enorme relação do caráter prescritivo com a gramática tradicional, ambas expressam - se de forma culta seguindo uma norma qual não admite modificações.
    A lingüística histórica por sua vez estuda as mudanças da língua e tem uma visão que descreve as variedades do português não padrão concentrando-se na fala popular, e com objetivo descritivo a lingüística formulou uma metodologia a fim de averiguar as unidades maiores através de um conjunto de dados {corpus}que defende a construção das frases incluído as “erradas”.pois ela não estabelece uma regra , apenas forma frases que contenha morfologia , fonologia de forma lógica ,e é por esse motivo que a um contra-ponto com o”caráter prescritivo da gramática normativa”,pois é completamente oposta defendendo com todos os esforços possíveis a norma culta que adere só mente uma forma correta, quer seja oral ou escrita .
    No texto “Pronominais” de OWASLDO DE ANDRADE mostra claramente a divergência que há entre o ponto de vista prescritivo e o descritivo.Ele inicia o texto representando a norma culta cuja a gramática é normativa do ponto de vista prescritivo.”Dê-me um cigarro, diz a gramática .
    Logo ele mostra o outro lado ou seja, a “lingüística histórica do ponto de vista descritivo”, no qual o autor expressa o modo de falar que alguns brasileiros usam no cotidiano .”Deixa disso camarada,me dá um cigarro.”
    Tendo em vista os aspectos observados percebe-se que há uma oposição quanto a descrição e a prescrição da linguagem , não só no texto de OSWALDO,mais em todo estudo lingüístico.


    Postado por:Jordânia dos Santos Silva.

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA DA TERCEIRA SEMANA.

    Em estudo a luz de PETTER percebe-se que a gramática tradicional ao fundar-se no estudo da língua escrita debate sobre a linguagem, onde encontra desigualdade entre a língua escrita e a falada, observando a expressão escrita como modelo em qualquer idéia de expressão lingüística.
    Assim podemos dizer que a relação entre o caráter prescritivo da linguagem e a gramática tradicional, ocorre quando ambas empregam a norma que todo texto fixava em toda e qualquer forma de expressão desde o início, um ponto de vista correto em comparação a língua, pois a tradição normativa serve de modelo ainda hoje principalmente nos países preocupados a desenvolver e fortalecer uma língua padrão.
    Enquanto a lingüística histórica com sua visão descritiva estabelece estudos profundos na modificação da linguagem, com a finalidade de descrever a língua, ela desenvolveu um conjunto de regras que visa pesquisar as frases corretas e as não corretas desde que, haja a combinação dos morfemas e dos fonemas havendo concordância.
    Portanto existe um contra - ponto ao caráter prescritivo da gramática tradicional sendo oposição, pois ela defende a visão do uso coloquial da expressão escrita ou oral.O texto de OSWALDO DE ANDRADE ‘Pronominais’ apresenta uma proposta de esclarecimento do caráter prescritivo e do caráter descritivo. Dê-me um cigarro, diz a gramática. O autor refere a norma culta, tendo visão prescritiva onde menciona um falar da gramática normativa ‘.Deixa disso camarada , me dá um cigarro’. Ele trata agora da visão descritiva onde não há preocupação com o linguajar usado por várias pessoas no nosso cotidiano.
    No entanto há diferentes abordagens da língua que não devemos abandona , pois contribuem para compreender melhor o fenômeno da linguagem para aprofundar no estudo formal do sistema lingüístico, onde podemos tratar e considerar o contexto, a sociedade e a história.

    Postado por: Luiza Ferreira Leão.

    ResponderExcluir