quarta-feira, 13 de outubro de 2010

TEXTO 2: VÍCIO NA FALA

A fonética quanto a fonologia se referem aos sons, onde cada um se destaca em produzir e realizar a fala das línguas humanas.
A fonologia é a parte da gramática que estuda os sons em uma língua que são os fonemas do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguistica. Portanto a fonética estuda os sons de forma independentimente e individualmente de sua função na comunicação.
No texto "Vício na fala" o foco da discussão é a forma de pronunciar uma palavra, onde esse foco se refere a fonologia, porque se trata de uma atividade intelectual exclusivamente humana, o homem ao falar transmite seu estado mental em palavras.
Considerando que o texto discutido ele passa uma mensagem sobre a escrita, onde são escritos de uma forma e pronunciadas de formas e vozes diferentes.

Aluna- Gilvânia da Silva Oliveira

2 comentários:

  1. Resposta da questão 2ª

    As duas ciências andam agrupadas, pois tratam do som da linguagem e se diferenciam pelo fato da fonética estudar o som da fala no seu aparelho fonador, e a fonologia estuda o som da língua, as diferenças fonéticas e distintivas.
    O texto de Oswald de Andrade “Vício na fala” tem como foco as variedades dentro de uma mesma língua. Essa variedade da Língua Portuguesa se dá devido às diferenças geográficas e socioeconômicas. O autor aborda em seu texto um falante que não consegue pronunciar os encontros consonantais, devido o seu aparelho fonador ter dificuldades para produzir esses sons, fazendo assim, um estudo detalhado da fonética.
    Portanto o texto quer divulgar uma variedade não-padrão da transmissão da percepção dos sons da fala.

    Cleideane Cunha Moreira

    ResponderExcluir
  2. Resposta da questão 2ª

    A fonética e a fonologia fazem parte de duas áreas do conhecimento que anda agrupado em sua distinção metodológica, mas as duas têm focos de estudo diferentes. Enquanto a fonética estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala (chamados de fones) a fonologia preocupa-se com a maneira como eles se organizam dentro de uma língua, são unidades capazes de distinguir significados, chamados fonemas.
    O texto “Vício na fala” de Oswald de Andrade esta relacionado com a fonética e tem como foco a variedade lingüística, ou seja, a diferença que se dão na língua portuguesa no Brasil por meio se uso de vocábulos ignorado.
    O poema transmite a fala, língua viva do povo que não consegue articular com facilidade algumas pronuncias, isso se dá pelos obstáculos que o aparelho fonador estabelece.

    Marileide Oliveira Silva

    ResponderExcluir