terça-feira, 5 de outubro de 2010

Trabalho (chomsky)

"O conhecimento lingüístico resulta de interações de estruturas mentais inatas de processo de maturação, e de relação com desempenho." Chomsky.

Segundo o autor a aquisição da linguagem é transmitida geneticamente e, é própria da espécie humana, ou seja, toda criança traz consigo uma gramática própria, assim ela só necessita de ajuda para desenvolver sua gramática nativa. Assim, aquisição da linguagem materna e o seu amadurecimento se dão através da relação deste com a língua, ou seja, com a sua cultura, pois todas as informações que foram adquiridas durante toda sua infância ficam armazenadas em seu intelecto graça a aplicação de sua capacidade inata. Essa aplicação da língua esta relacionada à sua competência e desempenho. Desta forma a competência é todo o conhecimento que o individuo tem em relação à gramática, já o desempenho é o uso desse conhecimento.




Aluna: Jeane São Pedro Silva Souza

3 comentários:

  1. Trabalho (Chomsky)
    "O conhecimento linguístico resulta de interação de estruturas mentais inatas, de processos de maturação, e de relação com o desempenho." (Chomsky)
    É de conhecinento geral que a linguagem sendo um conjunto finito e infinito é específica e transmitida geneticamente. Chomsky distingue competência de desempenho, onde a competência é o que chamamos de conhecimento, pois um falante constroe a partir do momento que o lingüístico ouviu em sua infância.
    Portanto o desempenho é o comportamento lingüística que compõe de fatores não lingüístístico com ordem variada.




    Aluna: Elisandra Gomes do Nascimento Silva.

    ResponderExcluir
  2. 1ª QUESTÃO:
    Sobre desempenho e competência (CHOMSKY)

    "O Conhecimento Lngüístico resulta da interação de estruturas mentais inatas, de processos de maturação, e de relação com o desempenho (CHOMSKY)"

    Segundo Chomsky ao destinguir desempenho e competência atrbui que:
    Conhecimento lingüístico é a capacidade que o ser humano tem de produzir sentenças ou seja, conjunto de palavras criadas da linguagem inata uma série de normas que o falante constroi mentalmente pela prática e qualidade conjenitiva,para ele é competência lingüística.
    Noentanto desempenho é variedade de conhecimentos, pois vai além d a competencia o mesmo não oculpa simplesmente a oralidade e sim a diversidade de composição emocional ou intelectual de cada indivíduo.

    Postado por: Jordânia dos Santos Silva

    ResponderExcluir
  3. 1ª QUESTÃO:
    Sobre desempenho e competência (CHOMSKY)
    "O conhecimento lingüístico resulta da interação de estruturas mentais inatas, de processos de maturação, e de relação com o desempenho (CHOMSKY)"

    O autor NOAM CHAMSKY procura mostrar mos estudos lingüísticios que todas as línguas na tivas, seja na forma falada ou escrita vem constituir a lingusgem, como uma capacidade ransmitido geneticamente da própria espécie humana.Ele menciona que conpetência é o conhecimento llingüístico do falante que dese nvolveu na linguagem os traços lingüísticos que ouviu na infância.
    Enquanto o desempenho retribui ao comportamento lingüístico do falante dando a e ntender o processo de competência e desempenho pscológico e fisiológico.

    Pstado por: Luiza ferreira Leão

    ResponderExcluir